domingo, 10 de janeiro de 2016

Trabalhando "Os Animais" no Maternal da igreja ( de 1 ano e meio a 3 anos), por Tia Pati Mota

Esta com certeza até agora é a postagem que eu mais gostei de fazer.

Primeiro porque é a minha faixa-etária preferida.

Segundo porque o tema "animais" é muito rico.

Terceiro porque dá pra recorte, colagem pintura a dedo, teatro e muito mais.

Vamos combinar uma coisa???

Fica proibido mandar as crianças pegarem lápis de cor para pintar, ok????

Até porque a idade de maternal NÃO SE USA LÁPIS DE COR, É ANTIDIDÁTICO,UMA VEZ QUE ESSAS CRIANÇAS AINDA ESTÃO ADQUIRINDO COORDENAÇÃO-MOTORA, e não têm em suas mãos a coordenação-motora fina( movimento de pinça) para manusear lápis-de-cor-fino.

Por um outro lado, simplesmente pegar um giz -de-cêra e rabiscar uma folha à toa é um absurdo e trabalho de professor preguiçoso, em se tratando de maternal, precisamos ter um pouco mais de boa-vontade e auxiliar as crianças em seu desenvolvimento.

O material  abaixo faz parte da editora SOCEP, que eu sou muito fã e pertence a uma coleção chamada SOCEP BABY.Não estou ganhando um centavo pra fazer propaganda, estou indicando porque é muuuiiito bom mesmo,para trabalhar com o maternal.Crianças de 1 ano e meio aos 3 anos.

Lembrando que devido as proporções do desenho, é um material voltado para a faixa-etária de 1 ano e meio aos 3 anos ! Olha o capricho, hein!!!



Cachorro é um animal que possui pêlo.então vc deve fazer uma colagem com material que lembre pêlo, para que a criança possa associar.Exemplo: Papel Camurça marrom, ou preto, na cor que a criança quiser o cachorro dela.



O que mais chama  a atenção no cavalo, e´a sua crina.Portanto pode-se fazer uma colagem de lá na crina do cavalo e o corpo dele por ser pintado com guache, como eles são muito pequenos, não tem problema nenhum se sair do traço .


O peixe é um animal que possui escamas pelo corpo e o material de artes que mais se aproxima são as apáras de lápis, portanto guarde em quantidade ao apontar seus lápis para que as crianças da igreja possam utilizá-las  quando chegar o dia desta atividade.

Música para trabalhar os peixinhos:




O patinho é famoso por ser amarelinho.é o que mais chama a atenção da criança, sua cor alegre, por causa do clipe da Aline Barros, lembra??? Deixe que eles façam pintura a dedo. Consiste em molhar as pontas dos dedos no guache e pintar apenas com as pontas dos dedinhos.Fica lindo!!!

Sugestão de música pro patinho: 




O gatinho é outro animal de pêlos , portanto deve ser trabalhado com algo que seja macio de passar as mãos, eu sugiro uma colagem com retalhos de feltros.Pegue aquela sobra de outra coisa que você fez outra coisa, rsrsr.Deixe tamanhos menores que caibam dentro do corpo do gato, é lógico e ajude os pequenos na tarefa de colar.


O passarinho possui penas e deve ser feito nele uma colagem com aquelas pluminhas que vende em saquinhos.Para o pássaro nós vamos usar os saquinhos com plumas mescladas, de todas as cores, deixe que as crianças misturem bem as peninhas e colem à vontade, pois o mesmo não poderá ser feito na galinhas, já que não existe galinha de duas cores, rsrsrs.


A tartaruga pode receber forminhas de doces na cor marrom, ou verde, quanto menor , mais linda vai ficar a tartaruga.

Para a linda vaquinha podemos deixar separado papel preto já cortado para a criança colar nas manchas e o restante da vaquinha ela pode pintar de marrom.Que tal? Vai ficar muito mimosa sua vaquinha!





A galinha é um acontecimento! Eles amam colar peninhas ( plumas), só que dessa vez com uma única cor ! Não esqueça e para a cabeça e crista uma pinturinha com cola -colorida vai ficar muito diferente!!


Para a formiguinha, deixe pintar a formiga livremente com giz-de-cêra apropriado para idade deles ( gizão) e dê valor a folha que é grande e bonita.Porque não colar papel glacê verde lustrado? Vai ficar muito vistoso!!
Música para a formiguinha: ( trabalhar a preguiça, não se esqueça!!!)





A abelhinha tão famosa e querida das crianças...foi "consagrada" pela Cristina Mel não é mesmo??Rs.Vamos fazer uma pitura com a cor amarela nas partes amarelas e deixar porque o preto já estará assim na xerox.
Música para trabalhar a abelhinha:




O coelho é mais um mamífero e como tal, também possui o corpo coberto de pêlos.
Pode-se fazer a colagem de algodão ou de lá mesmo.Vc que decide porque o material que você não usar aí, ficará para a ovelha, ok?
Se você não gostou da minha sugestão a Socep Baby disponibilizou essas orelhinhas e aí só cabe a vc fazer a maquiagem...


Veja como fazer a maquiagem do coelhinho:




Sugestão de musiquinha para o coelhinho ( de quebra uma boa idéia pra Páscoa, rsrsr)
Do Ministério Tia Quelly Silva!!!






Para a nossa querida amiga ovelhinha, vamos fazer o que eu disse na atividade anterior, ou a colagem com lã ou com algodão. Tem também a sugestão da editora:



Sugestão de música para ovelhinha:

Ovelhinha boazinha com a Fernanda Brum


Ovelha obediente com a Vaneyse



Ovelhinha Feliz com a Cristina Mel



Queridas tias e tios,

Acredito que este foi meu melhor post até agora e como eu disse eu amoooo essa faixa-etária!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me escreva para profpatriciamotagarcia@gmail.com e eu responderei assim que puder !!!

Que Deus abençoe o Ministério de cada uma de vocês que são as primeiras a demonstrar o amor de deus pela vida dos pequeninos, vocês lindas tias do Maternal!

Beijinhos, 

Tia Patricia





































Nenhum comentário:

PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS

👵 PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS CRIADA PELA TIA PATI GARCIA 👦 Entrada das Crianças e dos adolescentes .......Prelúdio ...